Sempre gostei muito de lidar com crianças, e hoje foi um desses momentos de realização plena.
Após o treinamento de semana passada, fomos a creche de Novo Palmares.
Entramos meio perdidas (éramos um grupo de 6 meninas) em uma sala com 17 pessoinhas que nos olhavam com aquele olhar que mistura curiosidade, dúvida e um pouco de vergonha.
Passou rápido.
De repente quando me vi, estava cercada por uma roda de crianças, ávidas por atenção.
Tentamos ler um livrinho, mas isso foi rapidamente descartado. Eles precisavam na verdade de pessoas para conversar. Queriam mostrar o desenho do short, a florzinha na blusa, o bandeira do Brasil do chinelo.Nessa hora, eles competiam por nossa atenção. Faziam de tudo para que olhássemos para eles. As meninas sentavam no meu colo, e perguntavam-me coisas.
E quando menos esperava, uma das crianças se levantou e me deu um beijo. Pronto! Todos queriam me beijar e me abraçar. Que sensação maravilhosa! Era uma expressão de ternura, um carinho tão sincero. Falei para eles que ia chorar de tão feliz que estava, e era assim que me sentia.
Trabalhar com crianças traz essa recompensa imediata. Apenas por estarmos lá brincando e escutando-os, eles já sentem e fazem questão de demonstrar o quanto gostam da nossa presença ali.
E pedidos para não ir embora? Foram muitos! Surgiu uma vontade muito grande de voltar, de fazer diferença na vida daquelas crianças.
Minha assistente e meu primeiro beijoqueiro |
Na minha vez de ajudar na pesagem, ganhei uma assistente. Uma menininha colou em mim e não saia mais do meu lado. Passou a ensinar todos os amiguinhos a como devia se posicionar corretamente, a colocar a mão na "barriguinha".
Para a despedida, ganhei beijos e abraços de todos. Impressionante como eles faziam questão absoluta desse contato. E eu também, é claro! Eles passam uma energia muito boa. Sai da creche "mais leve" e querendo muito mais.
Quando voltamos?
Essa atividade é muito importante pq? Porque o peso, a estatura e o IMC são importantes? Associe ao material enviado. Assim como peço que traga reflexões sobre a sua prática associada as aulas teóricas e ao material enviado por e-mail.
ResponderExcluir