A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno. É caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro.
Suas principais causas são:
- a hereditariedade,
- a obesidade,
- o sedentarismo,
- o alcoolismo,
- o estresse,
- o fumo
Existe um problema para diferenciar a pressão alta da pressão considerável normal.
Considera-se hipertenso os indivíduos que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9, durante seguidos exames, de acordo com o protocolo médico. Ou seja, uma única medida de pressão não é suficiente para determinar a patologia.
Quadrinho abaixo mostra as variações da pressão arterial normal e hipertensão em um adulto maior de 18 anos.
Sabe-se que no Brasil, cerca de 10 a 15% da população é hipertensa, e a maioria desconhece ser portadora de hipertensão.
Para controlar a hipertensão, podem ser utilizados fármacos, mas principalmente alterar o estilo de vida. Atividades físicas e uma alimentação saudável fazem a diferença.
E é isso que tentei passar para Dona M. nos últimos encontros. Além de tomar o seu remédio, ela precisa prestar atenção no que ingere e se exercitar. Uma caminhada pela comunidade todos os dias já ajudará bastante.
Um quadrinho muito interessante sobre os alimentos que devem ser evitados e aqueles liberados para o hipertenso é esse...
OBS: Informações foram obtidas no Manual do Hipertenso feito pela Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, e também da página http://www.abcdasaude.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário